A osteoartrose ou "desgaste" do joelho é uma das principais causas de incapacidade no Brasil. Ela se desenvolve lentamente e a dor que causa piora com o tempo. Embora não haja cura definitiva para a osteoartrite, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar as pessoas a controlar a dor e permanecerem ativas. Em seus estágios iniciais, o desgaste do joelho é tratado com métodos não cirúrgicos. Estágios avançados a cirurgia para prótese no joelho é uma solução comum. (veja meu artigo: Estalidos e rangidos no joelho é normal?)

 

 

 

 Sempre que possível eu recomendo uma série de tratamentos não cirúrgicos, incluindo:

  • Mudanças no nível de atividade
  • Perda de peso (Veja meu artigo: Perda de Peso e Osteoartrose)
  • Analgésicos, como paracetamol ou antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) como o ibuprofeno
  • Fisioterapia

 Exercícios ajudam no tratamento da artrose

 

 

 Viscossuplementação

 

 Outra opção de tratamento é um procedimento chamado viscossuplementação. A viscossuplementação é um procedimento médico durante o qual o fluido lubrificante é injetado em uma articulação. Também chamada de injeções de ácido hialurônico ou injeções de hialuronidase, a viscossuplementação é mais comumente usada para tratar sintomas de osteoartrose do joelho.Se você tentou todos os outros métodos de tratamento não cirúrgico e sua dor continua a limitar suas atividades, a viscossuplementação pode ser uma opção paliativa.

 Neste procedimento, um fluido semelhante a um gel chamado ácido hialurônico é injetado na articulação do joelho. O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial ao redor das articulações. Atua como um lubrificante para permitir que os ossos se movam suavemente uns sobre os outros e como um amortecedor para as articulações. Pessoas com osteoartrite têm uma concentração menor do que o normal de ácido hialurônico em suas articulações.

 A viscossuplementação é uma das terapias biológicas mais comuns das utilizadas em ortopedia. Ao adicionar ácido hialurônico ao fluido articular existente de um joelho desgastado, o objetivo é melhorar o movimento do joelho, reduzir a dor e talvez retardar a progressão do desgaste.

 

 

 Procedimento

 

injecao joelho Dependendo do produto usado, você receberá de uma a cinco doses aplicadas em intervalo de 1 a 2 semanas. Durante o procedimento, se houver algum inchaço no joelho, o médico removerá (aspirará) o excesso de líquidos antes de injetar o ácido hialurônico. Normalmente, a aspiração e a injeção são feitas usando apenas uma agulha injetada na articulação e sob anestesia local. Durante as primeiras 48 horas após a injeção, você deve evitar o peso excessivo da perna, como ficar de pé por longos períodos, correr ou levantar pesos. Os efeitos colaterais costumam ser raros. Você pode notar uma reação local, como dor, calor e leve inchaço imediatamente após a injeção. Esses sintomas geralmente não duram muito tempo e são leves. Aplicar compressas frias ajudam a aliviá-los.

 

 

 Embora a viscossuplementação funcione para alguns pacientes com osteoartrite do joelho, não é um tratamento indicado para todos. Na sua consulta, o Dr Daniel irá avaliar seu joelho e indicar o melhor tratamento para o seu caso

 

 

 Referência: 

https://orthoinfo.aaos.org/en/treatment/viscosupplementation-treatment-for-knee-arthritis/